Como escolher os modelos de convites de casamentos perfeitos – dicas, passo a passo

Similar a escolha do vestido, escolher os modelos de convites de casamentos perfeitos pode causar alguns ataques de pânico nas noivas. Afinal, o convite é a primeira impressão que os convidados terão do seu casamento.
Se você está iniciando na busca pelos modelos de convites de casamentos perfeitos, encontre aqui as melhores dicas para tornar tudo mais fácil.

Veja também Como escolher o buque de noiva Dicas de bolo de casamento

1ª Defina o estilo do seu casamento
Como o convite é o primeiro contato que o seu convidado terá com o seu casamento, você deve transmitir a eles qual o estilo que prevalecerá no Grande Dia.
Seja clássico, moderno, rústico, escolha um modelo de convite que combine com o tema do seu casamento. Você também pode incorporar algumas cores e/ou elementos da decoração.
É importante também que o convite reflita a personalidade do casal.
2ª Escolha o formato/tamanho do seu convite
Esta dica é especialmente importante em casos onde você precisará enviar os convites pelo correio. Imagine o custo para enviar aquele convite enorme ou super delicado? Pondere tudo isso na hora de escolher o convite e calcular os custos.
Escolha um modelo que não seja nem pequeno e nem grande demais.
3ª Escolha os elementos do seu convite
Você pode optar por um modelo pronto ou criar algo totalmente novo, mas deverá escolher o tipo e cor do papel, fonte, acessórios e outras texturas (rendas, fitas, etc).
4ª Escolha suas palavras com sabedoria
Escolha as frases, disposição dos itens e quantidade de informações.
Não tente espremer um monte de informações no convite. Além de não ficar elegante, dificultará a leitura das informações.
5ª Verifique se ele está legível
Ao considerar as cores e padrões, não esqueça de verificar se o convite está legível. Evite cores claras em fundos claros e cores escuras em fundos escuros.
Tons de amarelo e pastéis são difíceis de ler, certifique-se que o fundo contrasta o suficiente, caso opte por tintas desta cor. E também cuide na escolha da fonte para não sacrificar a legibilidade em favor da beleza do texto.
Qualquer dúvida, peça ajuda de um profissional especializado.
6ª Planeje com antecedência e fique de olho nos prazos
Comece a fazer orçamentos de 9 a 11 meses antes do casamento. Encomende os convites cerca de 4 a 5 meses antes para que estejam prontos de seis a oito semanas antes do casamento para envio.
Fique atenta caso esteja próximo de períodos de férias ou feriados, o que pode dificultar na entrega pelo fornecedor ou dos correios.
Uma opção que está ganhando espaço no Brasil é o Save The Date. Um pré-convite que é enviado de seis a oito meses antes do casamento, de forma a informar os convidados a data do casamento para que eles já se programem. Depois é enviado o convite definitivo com todas as demais informações.
7ª Considere os custos
O preço por convite pode variar bastante de fornecedor para fornecedor. Depende também do formato, tinta, tipo de letra, processo de impressão, papel e quantidade.
Pesquise bastante e adéqüe a sua escolha ao seu orçamento.
8ª Faça uma prova
Por mais que na tela do computador pareça que tudo vai ficar lindo e a promessa do Art Finalista que vai dar tudo certo, faça uma prova.
Evite choros e decepções. Peça ajuda de uma madrinha ou algum amigo para que leia e releia em busca de erros. Você ficaria surpresa com as coisas que você deixa passar.
Enfim, faça uma prova e fique atenta a todos os detalhes.
9ª Contrate um Calígrafo
A não ser que a sua letra seja muito, mais muito bonita ou você conheça alguém que possua este dom, contrate um calígrafo.
Você pode escolher o tipo de letra que combina com o estilo do seu convite, eles ficarão muito mais bonitos e você economizará evitando erros.
10ª Imprima algumas sobras
Você não quer imprimir todos os convites e só depois lembrar que esqueceu daquela tia-avó que precisa ser convidada, não é? Isto também serve para casos onde os convites precisam ser reenviados. Imprima cerca de 25 convites a mais do número que você necessita.

Postar Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *