Download!Download Point responsive WP Theme for FREE!

Orçamento de casamento – quanto gasta uma festa? qual o ideal? parcelar? vantagem?

O planejamento correto de um casamento é a palavra-chave. Sendo assim, é importante saber com certeza quanto você pretende gastar na festa. O ideal é que o gasto caiba no orçamento de casamento do casal. Não é bom iniciar uma vida a dois com dívidas passadas que não construíram ativos (como casas, gastos com educação, por exemplo). Sabendo quanto custará a festa o casal pode então destinar a parte do orçamento de casamento (de cada um) que deverá ser poupada mensalmente.

O ideal é planejar e começar a investir mo momento da decisão da cerimônia. Ou seja, quanto antes melhor. A menos que você planeje se casar em cinco anos, o que é bem improvável, já que na maioria dos casos as pessoas planejam se casar em um ano ou dois.

Orçamento de casamento - quanto gasta uma festa? qual o ideal? parcelar? vantagem?
Orçamento de casamento – quanto gasta uma festa? qual o ideal? parcelar? vantagem?

O quanto um casal deve investir em uma festa de casamento?

De modo geral, os casais precisam ser práticos, portanto faça que é possível sem comprometer o futuro. Faça essa pergunta para si mesmo antes de meter a cabeça nas dívidas. Costumamos acreditar no mercado financeiro que um endividamento que supere 25% da renda das pessoas (exceto a prestação da casa própria e a previdência) é um endividamento excessivo. Eu costumo dizer que tanto para se endividar quanto para investir a porcentagem ideal é aquela que não faz você perder o sono à noite.

Veja também Modelos de penteados Dicas de bolo de casamento

Devo parcelar ou pagar a vista algum serviço para a festa de casamento?

É importante por os pés no chão e lembrar que em um país como o Brasil, com juros altos demais, o ideal é o desconto à vista. Ganhar 10% ao ano, líquido, no mercado financeiro nem sempre é fácil. Assim, um desconto na mão de 5%, 10% é muito bom. No entanto, em muitos casos a gente não consegue desconto de jeito nenhum (um dos mistérios do comércio). Assim, parcelar pode ser um bom negócio – se for sem juros e sem desconto. Mas muita gente sai parcelando um monte de coisas e depois se atrapalha com os cheques caindo na conta por alguns meses, encavalando dívidas.. Por isso todo cuidado é pouco.

As verdadeiras vantagens de fazer um planejamento financeiro para a festa de casamento

Ao falarmos no sentido romântico e sentimental da coisa, a maior vantagem é tornar seu sonho realidade. Se você não planeja o sonho de casar-se com uma festa pode se tornar exatamente isso: um sonho. Planejar traz as pessoas para a realidade, tornando o sonho mais tangível.
Contudo a melhor recomendação é começar a vida a dois sem dívidas grandes, pois não é nada bom para o amor.
Se acontecer dos noivos se endividarem para bancar o casamento dos sonhos, a melhor maneira de proceder para sanar as dívidas e não começar a vida a dois de uma maneira atribulada é começar imediatamente a fazer um orçamento e procure segui-lo à risca. Determine um prazo para sair das dívidas, evite excessos e caprichos.

Sendo assim, curta e aproveite a sua nova vida para ficar mais em casa, conhecer melhor o parceiro. Procure divertir-se com coisas que não custem muito. E comece a poupar antes que a vida cobre isso de você.

Postar Comentários

Comentários

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *